quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Ghandi! - 60 anos da sua morte


Faz hoje 60 anos, que o líder espiritual indiano foi assassinado. Tal como Einstein disse uma vez, que as pessoas um dia iriam ter dificuldades em acreditar que uma pessoas como ele alguma vez existiu na terra. Eu só pergunto pela sua mensagem, será que ainda alguém acredita nela?
A mim parece-me cada vez mais distante!

Guardas Suíços!

Hoje tinha que fazer um post sobre estas personagens de Roma! De Roma, do estado independente do Vaticano, que fica no centro de Roma!
Quando vemos estas personagens no Vaticano a única coisa que nos apeteçe fazer é piadas pelas roupas e algumas maldades, porque sabemos que eles não nos podem fazer nada! É como ir a Londres e fazer um sem fim de coisas estúpidas com aquelas personagens engraçadas da guarda da raínha!
Mas se, ser-se guarda da rainha de Inglaterra é mais fácil ter-se vida pessoal e olhar para aqueles individuos como pessoas normais no exercicio da sua profissão!
Agora dos nosso amigos do Vaticano não é bem assim: em primeiro lugar vivem no Vaticano e depois para ocuparem aquela posição têm uma data de requesitos a cumprir:
- ser suíço!
- ser católico
- ter uma reputação irrepreensivel
- ter terminado a escola militar suíça
- ter entre 19 e 30 anos
- ter perlo menos 1,74m de altura
- ser solteiro
- ter um certificado académico da escola média-superior suíça
(...)
A lingua oficial dasta guarda é o alemão, mas todos devem ter que saber o italiano!
Porque é que hoje estou a falar destas personagens? porque por eles estarem de tal forma conectados com a religião, para o mundo eles têm uma imagem como as freiras e os padres - gente pacada, muito devota e que vivem enjaulados dentro de uma cela qualquer!
Ontem à noite fui sair para beber qualquer coisa a um bar na Piazza Navona onde todas as terças-feiras os erasmus se reúnem, qual não é meu espanto quando chego lá e está um rapaz muito bonitinho, por sinal, e simpático a falar com as minhas amigas!
Pergunto se é erasmus? Não! De onde é? Suíça! Que faz em Roma? Trabalho! Em que trabalha? Resposta: o que é que um rapaz suíço faz em Roma? Não sei! Chocolates? Não! É guarda suíço!
LOL e nisto cehga o seu superior hierarquico bêbado... 45 anos... e pega-o ao colo não sei quantas vezes e manda-o ao ar!
Isto são os guardas suíços!
Claro, que eu não me acreditei... mas começei a fazer perguntas sobre a arquitectura de algumas salas do vaticano, que não estão abertas ao público (conheço-as de um livro de arquitectura de Bernini, que comprei aqui há uns tempos) e não é que o moço sabia tudo e ainda muitos mais promenores!
Conclusão: era mesmo guarda suíço...claro que depois vimos os cartões que lhes dão acesso ao vaticano, passamos a noite toda a fazer perguntas sobre como funciona o vaticano, como é o papa, como são os seus aposentos, tudo e mais alguma coisa!
Mas qual anjo (nas suas palavras ele era um anjo) ou cinderela, à 1:45 da manhã, teve que ir a para o palácio porque se não, não poderia voltar a entrar novamente no vaticano... deve ter ido a correr porque apesar de no mapa serem só duas ruas que distam da Piazza Navona ao Vaticano: o Corso Vittorio Emanuelle e a Via della Conciliazione não são propriamente pequenos! Já vos disse qua a rua onde eu vivo aqui em Roma tem 250.000 habitantes!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Brinquedos e datas a assinalar...

Hoje quem abrir a página principal do Google, lá aperece este simpático desenho, que com certeza fará muitos recuarem no tempo... porque este é um dos poucos objectos que é comum à gerações mais recentes, os meus pais, eu e a agora os meus sobrinhos e irmão mais pequenito temos em comum os Lego. Ainda que hoje em dia o Lego seja também um jogo de computador...se possam criar um sem fim de coisas no site oficial da Lego... sem mesmo se interagir com o brinquedo original, tal como era concebido para as gerações anteriores!
Ainda hoje brinco com Lego, nem que seja quando aquelas caixas maravilhosas, que agora existem, chegam a acsa e lá monto ao mesmo tempo com o meu mano... é esta intemporalidade e proximidade em torno de um brinquedo que tornam a Lego tão especial! Porque por exemplo, os Playmobil, ainda que sejam tão bem feitos, a imaginação está toda em quem comcebe o brinquedo, com a Lego o acto da construção e os possiveis desvios do projecto inicial são decisão também da criança!

Quando era pequena eu e a minha irmã inventamos uma coisa que se chamava TROTINETE, uma espécia de casa com rodas, com direito a muitos andares e que no último piso tinha piscina e palmeiras! Fantástico...uma rulote ultra moderna!

À custa desta coisa do Google, lá fui eu ler um pouco mais sobre a história do Lego, porque soava a algo estranho que a Lego só tivesse 50 anos... o conceito do brinquedo tal como o conhecemos hoje só tem 50 anos, mas a ideia e de construir brinquedos começou em 1932! Mas é mesmo para isso que existe a Wikipédia, um pouco de informação, fácil de digerir em tempo record!

O outro brinquedo, este dos tempos modernos, de que queria falar é este... GTA IV, com lançamento anunciado para 29 de Abril nas duas plataformas mais vendidas: XBox 360 e Playstation 3. Ainda que as vozes politacemente correctas digam que o jogo apela para elevados níveis de violência, difuão de novas formas de crimalidade e não sei lá o quê! Exprimente!
Eu vejo no jogo uma infindável forma de diversão e uma visão diferfente da sociedade americana... o jogo tem subjacente a ele uma critica social muito especial!
Quando se mata alguém aparece a polícia e tens problemas com as autoridades... não é mais um jogo que por matares uma senhora grávida, que recebes um bónus de 1000 pontos!
Quem não conhece não deixe de exprimentar e depois, sim! Fale tudo o que quiser, mas só depois de exprimentar jogar, mas aviso desde já, que só parará quando terminar o jogo!
Não é por nada que só nas primeiras 48h do último episódio da série, ele vendeu mais do que qualquer êxito de Holywood em toda a temporada!

sábado, 26 de janeiro de 2008

Reacções à Queda de Prodi!

Provavelmente já todos viram estas imagens, mas cada vez que as vejo fico meia parva a olhar para aquilo!

O senato, ou a nossa assembeleia da república, são os lugares onde o povo deve ser representado... eu sei que na prática são os interesses de alguns que são representados, mas mesmo assim há que ter algum respeito pelo espaço fisico e pelo o que ele representa!

A Champagne não é preciso explicar, a mortadela é porque a alcunha de Prodi é essa, dado as suas formas redondas!

É dificil de ver isto, quando se pensa que a alternativa é Berlusconi, que todos os anos implanta um pouco mais de cabelo, que tem um império chamado Mediaset, dono de 3 dos 6/7 canais gratuitos de televisão... que tem não sei quantos jornais e que com isso manipula quase toda a opinião pública, ainda que faça coisas escandalosas, como o seu partido foi à falência e está mal nas sondagens... simplesmente funda um novo, faz tanta publicidade à sua separação do velho e à recusa da sua ideologia (que o tinham feito perder as eleições nem 2 anos antes) e depois funda um novo partido, o partido do povo, em que a única ideologia é a vontade do povo...

Escusou-se a comentar o que se passou no senato, porque foram os seus companheiros de oposição que o fizeram...simplesmente fez um discurso ao povo italiano...apelanda a uma camapanha serena e rápida! Que a Itália não pode esperar... e ele já foi chamado a Nápoles por ligções à máfia!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Tempo de parar, para sonhar!

Quero falar de sonhos, mas a única coisa que me vem à mente é ingratidão! Às vezes os que nos motiva a falar e a valorizar as pequenas grandes coisas, que dão côr ao quotidiano, é mesmo parar para reflectir sobre elas.
Na terça-feira comprei a minha passagem de avião, para ir passar um fim-de-semana prolongado a Viena, na Aústria... uma amiga minha a conversar comigo na net disse-me que eu era uma sortuda porque lá ia... eu respondi, que sempre tinha sido um sonho para mim ir a Viena, mas que agora que tinha o bilhete, não estava entusiasmada!
De noite esta afirmação perturbou-me e é um pouco por isso que agora estou a escrever este post! Os meus amigos em Portugal neste momento estão a fazer exames (tal como eu aqui, mas como já escrevi algumas vezes, estudar em erasmus não é o que mais importa), provavelmente chegará as férias de Verão e trabalharão, para ajudar nas despesas de alguns, que são de estudar longe de casa, e outros simplesmente para terem um dinheirinho para saírem com os amigos! Venho de uma família trabalhadora, mas humilde! Poupam em uma data de coisas, para dar aos filhos estudos e uma oportunidade na vida... sei que a minha obrigação é um dia mais trade ajudar os meus irmãos, tal como os meus pais me ajudaram a mim! E o farei com todo o gosto do mundo, tal como uma herança que passa de geração em geração, a cultura e o conhecimento, o amor a um livro... não têm valor... transportamos conosco no quotidiano e enriqucem sempre um pouco mais o comprimentar, o olhar e o mundo que está sempre à nossa frente!
Lembro-me sempre de ser mais novita e a partir da Primavera, sonhar com a cidade europeia, que ansiava conhecer, da volta pela Itália, pelo renascimento, pelo cheiro e sabor a história em cada esquina! A maior parte das vezes esse dia da partida simplesmente não chegava! Quando concretizado, ainda hoje me recordo de cada esquininha e sabores dessas descobertas tão almejadas!
Nestes últimos 5 meses, aqui em Roma, tenho tido a oportunidade de viver no centro da história e dos meus sonhos, mas hoje apercebi-me, que estava quase a cair no erro de deixar de sonhar e com isso de valorizar tudo isto que fui conquistando! A ida à Eslovénia, as 3 viagens a Veneza, a maravilhosa Florença, a confusa Nápoles, o castelo de Campobasso, as mediavais Perugia e Siena, a inclinada Pisa e a beleza natural da costa amalfitana e dos Alpes! Tantas emoções, tão próximas e decididas de uma semana para a outra, que às vezes simplesmente esquecemos quão únicas e maravilhosas são!
Viena, como me lembro de ver os documentários na televisão! Tal como o nome do seu palácio mais famoso, Schönbrun (bela nascente), em Viena, nasceram, amaram e morreram os melhores compositores de sempre... a arte, a dança e a cultura a ela devem muito... e por tudo isto não posso simplesmente dizer que não estou entusiasmada com a sua visita! Lembro-me de Mozart, e a sua luta pela emancipação do poder que o pai exercia sobre ele e dos cânones musicais de Salzburgo, e da sua experança de libertação catártica, que Viena lhe oferecia.
Mozart viveu enquanto amou, e como disse Nobert Elias, Mozart não morreu desistiu de viver!
Assim, também quando desistir de sonhar e de ver poesia em cada coisa, para quê viver, se me terei tornado como o mais comum dos mortais, que sobrevive, não vive!

domingo, 20 de janeiro de 2008

Estudando!

Não tem assim tanta piada... mas quando a vi a primeira vez ri-me bastante... e como nestes próximos dias trabalho e estudo não faltam...mais vale rir do que chorar!
Um abraço a todos, que por agora volto ao estudo...

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

La Sapienza vs. Religião vs. Ratzinger

Como muitos dos que visitam este espaço mais regularmente sabem, estou a fazer erasmus em Roma, mais precisamente na Università degli Studi di Roma - La Sapienza. A tal que nos últimos dias tem estado na boca do mundo, pela revolta dos estudantes contra a visita do papa, que estava prevista para esta quinta-feira, na abertura oficial do ano lectivo.
Sinceramente, ou era por estar um pouco afastada da cidade universitária - a minha faculdade apesar de não ficar longe está fora da cidade universitária, uma verdadeira cidade dada a dimensão acreditem - não me fui aprecebendo, além do que a imprensa dizia do que se passava. Mas claro, que ontem quando os alunos e alguns docentes do departamento de física ocuparam por algum tempo a reitoria, tentei-me informar melhor!
Pelo que percebi, do lado dos protestante havia dois motivos para a luta contra a ida do homem lá à universidade:
- por um lado, há vinte anos atrás o então cardel Ratzinger veio a esta mesma universidade, e justificou, com argumentos de um teólogo austríaco, a condenação de Galileu, que foi considerado herege ao defender que a terra girava em torno do sol.
A beleza das universidades italianas, é que nas mais importantes, sendo a Sapienza, não a mais antiga (foi fundade em 1303), mas provavelmente a maior e mais prestigiada universidade italiana, em todas há um dos grandes revolucionários da ciência, que a quando da constituição do pensamento cientifico eram investigadores destas instituições ( ex.: Via Panisperna (grupo de físicos que descobriram os neutrões lentos); Maria Montessori (pedagoga); Daniel Bovet (prémio nobel da medicina) entre tantos outros naUniversidade de Roma... O Galileu, não leccionou em Roma, mas em Padova, mesmo assim a sua condenação pelos Estados Vaticanos, juntamente com a tentativa de justificação, não muito bem digerida, de mais esta atitude da igrja contra o desenvolvimento do pensamento racional fez com que o papa, se tornassa uma persona non grata nos espaços da univrsidade!
- há ainda um outro grupo de manifestantes, que simplesmente não faz distinção entre o papa, como chefe da igreja católica e qualquer outro líder de outra religião; simplesmente não admitem que nos espaços da universidade (no qual todos os tipos de pensamento são bem-vindos, menos o religioso) a religião tenha entrada.
Apesar de serem similares nos argumentos, a ideia de base é diversa, nunca ouvi o discurso do então cardeal Ratzinger sobre Galileu, mas aí os manifestantes estão contra a ida dequela pessoa à universidade,e aí, penso que a sua argumentação, apesar de exacerbada tem sentido; agora, ser-se contra a entrada da religião num espaço universitário, está-se a cair em duas falácias: primeiro, é que há formas de conhecimento mais válidas, que outros (ex: religião vs. ciência; senso comum vs. discurso cientifico), são simplesmente formas de conhecimento diversas, que cada um acciona e orienta a sua acção no dia-a-dia conforme entende; e segundo, é que a ciência se faz sem ideologia subjacente, como se o investigador cientifico, vivesse num mundo à parte puro, e se como nem mesmo as escolhas do campo e objecto de estudo, para não dizer outras fases do processo cientifico, não fossem influenciados pelo mundo envolvente, de subjectiuvidades, etc! Contra este sentiemnto purista de fazer ciência, recuso-me simplesmente a aceitar os argumentos!
Nao perderia o meu tempo a ir ouvir o senhor à universidade, da mesma forma, que vivo há 5 meses em Roma e ainda não fui á Praça de São Pedro, num Domingo ou uma Quarta de manhã, ver o senhor! Simplesmente, porque o que ele diz não me interessa ouvir, agora ele tem o direito de falar onde quiser e onde for convidado, quem quiser que o ouça, quem não continua feliz para sempre!
O Vaticano cancelou ontem a visita do papa à universidade, como forma de fazer parar os protestos... só espero, que quando for lá um déspota qualquer, que no seu dito governo democrático atropelou não sei quantos direitos humanos, as portas deste espaço tão puro, tão cientifico e deontológico se fechem com a mesma força!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

"I used to be the next president of the United States..."

A Time já o proclamou o próximo presidente dos EUA, mas o problema das vitórias antecipadas é sempre este... dão lugar ao renascimento da chama por parte dos pobrezinhos, coitadinhos que estão a perder a eleição.... foi o caso de New Hempshire!
Neste caso a disputa dá-se entre dois candidatos, que levantam muitas paixões de um lado um negro e de outro uma mulher, qualquer um dos dois será uma estreia absoluta na Casa Branca, ate porque a a única projecção segura neste momento é de que os republicanos perderam a corrida eleitoral, e nem é preciso ser-se grande adivinho!
Escolhi a famosa frase de Al Gore, para fazer uma comparação com o problema das vitórias antecipadas, ainda que esta não seja muito feliz, uma vez que o o Gore venceu mesmo as eleições, só que um pequeno promenor na contagem dos votos no estado de um dos irmãos Bush (coincidência) afastaram-no da Casa Branca e levaram-no para o pobre caminho das lutas ambientais, que ele diz que se interessa desde os anos 70, mas só há 2/3 anos decidiu partilhar com o mundo essa preocupação; com este comentário não quero pôr em causa o trabalho do senhor já imortalizado como prémio nobel!
Este post acaba por não estar muito feliz, porque todas as vezes que tento ironizar com a politica levada a cabo nas terras do tio Sam, estas não siem grande coisa! A politica europeia, não sei se é por estar mais próxima ou por outro motivo qualuqer é mais engraçada e mais frutífera para a criação de ironias!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Ma come è bela questa machina!

Especificações Técnicas:

Chassis:
- Construído em fibra de carbono com estrutura em forma de colméia
- Câmbio em formato longitudinal, semi-automático, sequencial, controlado eletronicamente e de rápida mudança
- Número de marchas: 7 mais a marcha-atrás
- Suspensão independente
- Discos de freio ventilados feitos de fibra de carbono
- Peso (com água, combustível e piloto): 605 kg
- Rodas BBS de 13"

Motor:
- Tipo: 056
- Números de cilindros: 8
- Números de válvulas: 32
- Peso: mais de 95 kg
- Largura do pistão: 98 mm
- Deslocamento total: 2.398 cm3
- Distribuição pneumática
- Injeção eletrônica digital Magneti Marelli
- Ignição eletrônica estática Magneti Marelli
- Combustível: Shell V-Power ULG 64

ps: eu fico-me pela apreciação da arte, que desta lista técnica, tal como diz o nome, só mesmo os técnicos a percebem!

Descoberta de Ano Novo!

Tarde, mas ainda é em tempo!
Descobri agora a emissão da RTP online... com uma qualidade aceitável, já não tenho motivos para ficar longe das notícias da terrinha!
Tanto directo, como em diferido pode-se assitir aos principais pogramas noticiosos e não só transmitidos pela RTP!
Queria fazer a publicidade à inciativa, porque também devemos falar das pequenas grandes coisas, que neste caso levam a que possa alimentar este blog mais frequentemente!