quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

De Volta!


Terminou o Erasmus! Como sabem um tipo de post que me agrada escrever, são aqueles mais introspectivos, que depois acabo por partilhar neste espaço. Ainda que todos tenhamos qualquer coisa de narcisista, não o faço só porque gosto de falar de mim, mas porque as minhas experiências e a reflexão que faço sobre eles são uma parte essencial do meu eu!
Ao longo destes 5 meses e meio fora peso que consegui transmitir muito do que foi este Erasmus para mim. Espero que alguns tenham ficado com vontade de fazer parte deste programa, outros com pena de não haver no seu tempo. Muito obrigado aqueles que foram vivendo este erasmus comigo, ao longo deste tempo! :P
Nasci no Porto e até aos 19 anos vivi aí, há cerca de 4 anos vim viver para uma pequena vila a 40 km, chamada Ovar, nela está um monte de gente que não me diz nada, a saída para Roma foi como que uma libertação temporária da tacanhez da gente estúpida que vive nesta terra... não serão todas assim, mas a maioria é-o!
Chegar a Roma sozinha, sem casa e sem falar italiano, foi um grande desafio, para uma menina tímida e insegura. fazer parte desta experiência que te pede que quebres os teus limites, que abras o coração a todos os que vais conhecendo., porque lá eles são a tua família; que te esqueças que tens fígado, pra beberes o máximo possível; que troques a noite pelo dia, até porque as aulas não são para ir; que chores de saudade e com as afirmações racistas,porque não há nada a fazer, nós somos pequenos e pouco conhecidos, e que no minuto seguinte sorrias, porque algum amigo te fez uma palhaçada qualquer só para ver um sorriso na tua face!
Tudo isto é o erasmus, um misto enorme de emoções, uma montanha de experiências!
Oficialmente o nome do programa chama-se Erasmus - Aprendizagem ao Longo da Vida e tal como me disse uma senhora colombiana, que com 18 anos fez um intercâmbio nos EUA, e hoje é assistente numa Universidade Italiana, já com 40 anos, aquela experiência fica mesmo para o resto da vida, marca as pessoas de uma forma tão profunda, que fazer um balanço no dia seguinte, como este é, é muito pouco e precipitado... porque ela é como uma estrada, que vamos continuar a caminhar sobre ele o resto da vida!
Quanto á menina tímida e insegura, que muitos apostavam que não sobreviveria mais de uma semana na selva de Roma hoje é um pouco diferente, penso que isto já o posso dizer agora, voltou mais segura, igualmente tímida, mas seguramente mais mulher!
Ovar continua a não me dizer nada, porque apesar de voltar, também um pouco mais portuguesa, agora reconheço que não temos só coisas más e a que algumas coisas até fazemos direito, hoje sou europeia, não porque conheci mais três países Europeus, mas porque a divisão por Estados-nação hoje já não faz tanto sentido para mim! Somos um continente tão pequeno, dividido em tantos estados como se fossemos muito diferentes! Até somos! Mas esta diferença agrada-me e muito seguramente após o mestrado o futuro passará mesmo pela a minha nova nacionalidade, a europeia (até porque segundo a Visão de hoje pertenço á nova geração em saldo)! E este é mesmo o grande objectivo do Erasmus, que nunca está presente nas nossas expectativas iniciais, mas que todos os que o fizeram compreendem estas minhas palavras!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

De Férias!

Eu sei que pode parecer, que estive de férias estes dias, principalmente com o ultimo post sobre a ida à Austria, mas não! Só estava meio de férias, sim porque o erasmus é sempre uma especie de férias com uns apontamentos pontuais na faculdade!
Durante estes dias, lá fiz o ultimo exame e continuei a trabalhar num projecto para a stand do meu curso na mostra universitária da UP!

Agora, sim posso dizer que estou oficialmente de férias durante os próximos 13 dias! Aproveitarei para viajar mais um pouco (voltar a Florença, ir a Maranello e 2 dias a Nápoles e a Capri) e aproveitar os ultimos 13 de Erasmus, depois toca a voltar à realidade, aí em Portugal! Porque, o que é bom não pode durar sempre!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Volto Terça!


Depois de um fim-de-semana um pouco triste e de mais dois exames feitos e aprovados com nota máxima... chegou a hora de descansar um pouco! :P
Quanto ao destino os leitores deste blog já devem saber qual é uma vez, que já fiz um post sobre ele - Viena! Hora, de rever o alemão e exercitá-lo um pouco!
Quando voltar, prometo partilhar as impressões!
Aufvidershen!

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Vida

Um dos assuntos que eu mais gosto de falar de sonhos, dos meus sonhos! Eles são um bom exemplo da forma como vejo o mundo e cumprem um dos objectivos deste blog, que pretende ser um espaço onde exponho a minha visão do mundo…
Hoje essa alegria interior que ilumina o meu dia não está presente! O meu Pepinho morreu…e é nestas alturas, que a gente se dá conta da fragilidade da vida. No momento uma pessoa está viva e no seguinte nunca mais vai estar connosco e iluminar o nosso coração com amor!
Estou triste e falta ao mundo a magia, que me faz viver e ilumina o meu dia-a-dia por vezes duro e tão cinzento! Ao longe, sozinha e sem ninguém que compreenda essa dor, o mundo é um pouco sem sentido… afinal um dia estamos felizes e somos os donos do mundo, hoje sinto-me impotente… o meu Pepe morreu, como voltar a casa sem ele?
Não sei, mas hoje as lágrimas que escorrem pela cara, são a face exterior de um dor que pareça não ter fim! O meu Pepinho morreu!