sábado, 26 de abril de 2008

Cavaco e os jovens

Não sei se é ridicularizar os jovens que se consegue cativá-los!
O que o senhor presidente a república disse ontem não é novidade para ninguém, mas a falta de cultura geral dos jovens é responsabilidade da escola, que sempre teve uma relação complicada com a história, é culpa dos nossos media, que passam tempo a mais telenovelas de jovens atrasados mentais e também é culpa, tal com afirmou Cavaco Silva, dos discursos inflamados e sem conteúdo dos nossos dirigentes políticos...
Não é que não haja um fundo de razão na preocupação de Cavaco Silva, mas a forma como o fez com um estudo e ressalvando aquelas três perguntas, que os jornalistas foram a correr para a rua repetir para mostrar a ignorância das gerações mais novas é revoltante!
Agora além de sermos a geração de malandros armados em senhores doutores, de sermos a geração 500€, podemos acrescentar o rótulo de ignorantes... não é assim que se cativa os jovens! Porque os desafios que se colocam aos jovens hoje em dia são imensos e 365 dias por ano, e o único dia que se lembram dos nossos problemas, é para complicar ainda mais os outros dias todos!
Sabia responder àquelas perguntas todas, mas nem por isso a minha atitude face à política é diferente da que o estudo fala.... porque acima de tudo na esperança de obterem mais votos, na altura das eleições, os discursos são feitos para um todo, e nunca se lembram dos desafios e problemas dos jovens, e aí, pergunto, como querem que eles se interessem se não há nada na política para eles se reverem?

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Mais uma segunda-feira

Inicia-se uma semana, exactamente com o mesmo espírito de todas as outras... não com o desejo que a sexta-feira chege rápido! Mas com a nostalgia de quem vê o tempo passar de uma forma meio alienada....
O tempo de descanso é necessário, o convívio com a família igualmente, mas na minha opinião há algo de inquietante nesta aparente normalidade, que nos constitui...
Não sei, mas parece que a vida vai passando e vamos fazendo e ouvindo sempre as mesmas coisas....há quem diga que é aí que reside a felicidade, nas pequenas coisas que vamos fazendo regularmente!
As próprias noticias e o impacto destas reflectem este ciclo, na minha opinião, alienado...
Às segunda quem abre um jornal, lá discute-se os lances polémicos da jornada passada do futebol, às terças são mais dominados por politquices, à quinta ou à sexta lá sai o tema explosivo que irá dominar as conversas de fim-de-semana... que mais não são do que mero entretenimento de conversa de café, que nada resolvem e que ajudam a chamar mais um ministro ao parlamento...
Ou, sou que estou a precisar de férias, mas isto não me realiza de forma alguma!
Fica o desabafo e boa semana, que também ela é feita dos pequenos projectos, que nos realizam, ou não, no trabalho, nos estudos,etc...

sábado, 12 de abril de 2008

Estoril open

Como devem saber um dos meus deportos favoritos é o ténis, sempre que posso vou até ao Jamor ver o Estoril Open. Nos últimos anos menos, mas dantes quando a presença do Marat Safin era confirmada lá ia eu rumo ao sul. 
Este ano, que parece ser o mais especial de todos, porque contará com a presença do nº1 do mundo, o Federer! Gostava imenso de ir ate lá, não só para ver o dito senhor, mas também os novos badalados talentos portugueses: O Gastão Elias e a Michelle Brito!
Por todas estas novidades, quem lê até pensa que o ténis português está de boa saúde, mas como ainda me lembro que na semana anterior ao Estoril Open se costumava realizar o Porto Open, um torneio só feminino, com uma dimensão muito menor que o do Estoril, mas que fazia as alegrias dos mais jovens no Porto.
Assisti ao torneio enquanto esteve no circuito principal (WTA), enquanto o quadro era preenchido pelas jogadoras à volta do número cem do mundo... agora como challenger e em Outubro, não me chama muito ir lá ver o torneio, porque ténis e bonito é com sol e muita gente a assistir....
Queria só referir que a partir de hoje se pode ver o Roger Federer por courts lusos, mas desculpem o desabafo porque se são os grandes nomes que atraem os mais novos para o ténis, são pequenos torneios com alguma regularidade que alimentam esse sonho todos os dias...
Ainda me lembro do autografo, que miudinha pedi à Mary Pierce, no Porto! Fez-me começar a praticar a modalidade, que hoje faço questão que o  meu irmão pratique!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Mostra da Up

Na Faculdade de desporto da U. Porto. de 10 a 13 de Abril de 2008
Das 10h às 19, sábado até às 23h

São quatro dias onde pode recolher informação, experimentar e descobrir coisas novas, sempre com o orientamento de docentes, investigadores e discentes de todas as faculdades da Universidade do Porto

terça-feira, 8 de abril de 2008

Mudam-se os tempos!

No meio desta polémica toda da aluna com o telemóvel, tenho tentado não dar a minha opinião, porque o tema já é por si só suficientemente badalado para se perder mais tempo com ele...
Mas hoje quando ouvi que a professora não ia voltar a dar aulas... fiquei muito triste! Porque a mulher pode não ter agido da melhor forma, que deu asas a que aquilo tudo acontecesse, ok.... também ouvi que estava a não sei quantos anos sem dar aulas e que por isso não estava adaptada aos novos tempos!
Mas penso sinceramente, que há uma coisa que é intemporal, que é a educação! E, se errar é humano, a falta de respeito não pode de forma alguma passar em branco! A miúda aprendeu isso e mudou de escola! Mas o mais importante de toda esta questão é o facto de que os adolescentes não podem ser desculpados, porque são novos e vêm de zonas problemáticas, porque as suas atitudes têm consequências graves... neste caso a senhora, se aos 60 anos dava aulas, é porque ainda se sentia capaz e gostava de ensinar, não o voltará a fazer! Sim, porque ser professor em Portugal, é realmente um acto de paixão!
Fiquei triste, com isto e com o mau nome da escola! Como diz uma amiga minha, sempre que o metro pára na estação do Carolina Michaëlis, pensa que parou por alguns segundos no Iraque!
Como antiga aluna daquela escola custa-me muito ouvir isto! É certo que andei lá quando era uma das melhores do ranking, tinha já os seus problemas, mas quem de lá saía tinha orgulho de ter andado no Carolina!
Quando chegei ao superior dei muito valor a tudo o que aprendi lá, porque o ensino tinha muita qualidade!
O ábito faz o monge, os alunos dão o nome a uma Escola, e acredito que a maioria sente o mesmo orgulho que eu tinha por ser aluno do Carolina e gosta realmente de muitos dos professores que por lá estão!

domingo, 6 de abril de 2008

sexta-feira, 4 de abril de 2008

A vida das palavras

Tantas vezes escutamos a importância do diálogo na resolução dos grandes conflitos... esta ideia é tantas vezes repetida, que muitas vezes nos esqueçemos de acreditar nela!
Não era bem de palavras que queria falar, era ais da importância de saber escutar os outros. Esta acção tem duas vantagens importantes: a primeira, é que enquanto ouvimos, mordemos a lingua e não falamos de mais; e a segunda, é porque ao escutarmos os outros mostramos que os respeitamos e o seu direito à individualidade numa determinada questão!
Penso que esta é uma lição que tenho aprendido por estes dias... mas acima de tudo serve para mudar um pouco o foco egoísta como olhamos o mundo... num mundo cada vez mais individualista é importante reconhecer o espaço dos outros!
Isto soa a filosofia barata, mas vou aprendendo isto nos pequenos conflitos do quotidiano, que não mudam o mundo, mas estragam um dia...