segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Companheirismo....e tao bonito!


No final do Grande Prémio da Bélgica, Lewis Hamilton acusou Fernando Alonso de o ter empurrado na abordagem da primeira curva. “Não vou dizer que foi injusto, mas foi forçado. Havia espaço para ambos fazermos a curva perfeitamente. Para quem vive reclamando da atitude dos outros, ele [Alonso] não deveria ter-me empurrado para fora da pista”, afirmou o piloto inglês.

Fernando Alonso, por sua vez, mostrou-se muito satisfeito com o terceiro lugar. “Estou muito feliz com o resultado final porque acabar à frente do meu companheiro [Lewis Hamilton] é uma das minhas prioridades nas corridas que restam. Se terminar assim em todas elas, dependerei apenas de mim para ser campeão”, sublinhou o espanhol.
Até me dão lágrimas de crocodilo[a]....

3 comentários:

Táxi Pluvioso disse...

Um pouco de tricas entre comadres apimenta a competição... e vende jornais desportivos.

Paulo Galante disse...

Bem, aproveitando ser o último fim de semana de mais uma temporada desta modalidade, queria, já que com muito tempo de atraso, comentar este post, e ja agora outros dois topicos, um dos quais também abordado noutro post.

1-Antes de ir ao que interessa, desengane-se quem pensa que, apesar de este ano haver 3 pilotos que na ultima corrida têm a hipotese de ser campeão, a ultima vez que isso aconteceu foi há 21 anos, é o campeonato mais emocionante desde entao. É certo que é o último GP do ano, e sao 3 pilotos que podem ser campeão, mas quem o alguma vez o afirmou, não sabe, ou ja não se lembra de outras epocas também, e arrisco-me a dizer, ainda mais emocionantes, pelas quais a F1 passou entre estes ultimos 21 anos. Épocas como as de 1989 e 1990, e as de 1994 e 1997, épocas em que nem sempre o campeão só foi conhecido no ultimo GP, mas que a sua coroação teve tanto de polémica como de emocionante. Resumindo, como se custuma dizer: Quantidade não quer dizer qualidade. Para não falar que nesses anos eram só os 6 primeiros classificados em cada corrida que pontuavam, e não os 8 primeiros, ou seja, ficar em segundo não era uma coisa em que se podia beneficiar tanto como agora, e entao ficar em 7º ou 8º, é que não se benifiava nada.

2-Bem, no que toca a este tópico. A "trica entre comadres" apimentava a competiçao se este dois não fossem tão picuinhas. Isto é, a verdade é que tanto Hamilton, como Alonso(principalmente este), estão sempre a queixar-se disto e daquilo, um porque a equipa beneficia um mais do que o outro, e outro porque "ele empurrou-me para fora da pista". Espero que em 2008, se forem ambos da mesma equipa, outra vez, em vez de se queixarem das atitudes de uns e de outros, é mostrar quem é o melhor em pista, em vez de se queixarem de quem tem menos amigos na equipa. Ou seja, um pouco de uma maior ambiçao pessoal, não faria mal a nenhum dos dois, se bem que para Alonso eram preciso um bocado mais disso, do que para Hamilton.
A verdade é que, pelo menos desde a segunda metade da decada de 90, as equipas de F1 habituaram alguns pilotos a um sistema de comodismo dentro da sua própia equipa. Isto é, a equipa nomeia um piloto "numero 1", e depois esta gira em função desse piloto, algo muito bem exemplificado pela Ferrari/Schumacher. Em que a Ferrari trabalhava em funçao de Schumacher, incluindo o seu companheiro de equipa, que mesmo numa epoca em que a Ferrari foi sempre claramente superior aos seu adversário(2002), só não ganhando 2 corridas de 18, não se fomentou a competição entre os dois pilotos da equipa, ou faltou ambição e coragem a Barrichello para desafiar as ordens de equipa e tentar lutar também pelo campeonato, e não deixando o seu companheiro de equipa vencer com 63 pontos de avanço. Por isso é que Alonso se queixa tanto da sua equipa este ano. Pois o mundo desta equipa nao gira à sua volta.
Já lá vao os longinquos anos 80, em que em várias epocas existiram, sem qualquer tipo de tabus, e queixas, lutas entre companheiros de equipa, olhem pa Senna vs. Prost(1988, 1989), Mansell vs. Piquet(1986, 1987), e mesmo Prost vs. Lauda(1984), em que Lauda venceu o campeonato pela microscopica margem de 0.5 pontos. Esses sim, eram anos em que se via quem era bom piloto ou não. Em que o carro completava o piloto, e não o piloto completava o computador que um carro de F1 é hoje na verdade.
Já agora deixo a questão: Será que se Schumacher tivesse um companheiro de equipa chamado Senna ou Prost, e etc, teria sido 7 vezes Campeão? E mesmo Alonso! Talvez não, e é por isso que este ano não está a gostar de se ver batido pelo seu proprio companheiro de equipa, pois este mostra, e pode mostrar, que consegue ser tao bom, ou melhor, com um equipamento igual, ao dele.
Resumindo, um campeão de verdade é aquele que consegue vencer todos os adversarios e obstaculos que lhe aparecem à frente, e que não espera que algum deles lhe facilite o seu caminho para a vitória.
Já agora, se a industria da imprensa tivesse à espera que a Formula 1 ajudasse a vender jornais, bem estaria em maus lençois, e mais valia fazer concorrencia ao Destak ou ao Metro.

3-Por ultimo, no que toca a outro tema falado noutro post.
Não estou de acordo que os pilotos da McLaren fossem excluidos do campeonato, porque na verdade o carro está dentro das normas, agora os planos que a McLaren usou para o fazer foram de outra equipa, e se a McLaren queria ter ainda os pontos que ganhou para o campeonato de construtores deviam ter construido um carro com planos feitos por eles. É por isso que se chama campeonato de construtores, pois mostra o quanto é bom o carro construido por cada construtor/equipa.
É por isso que vou usar a ironia e o sarcasmo para dar outra ideia para o que poderia ter sido feito: Em vez de só tirarem os pontos à McLaren, porque não entregar esses pontos à Ferrari, tal como os pontos que foram depois ganhos nas corridas seguintes? Ora se os planos para o carro da McLaren eram da Ferrari, fazia sentido. Mas isto é só a minha opinião.

Prontos, eu vou-me calar por hoje.

P.S.: Janinha, desculpa o tamanho do comment.

Jana disse...

Paulo...genericamente concordo com tudo k disseste...ainda que continue a achar que, quem faz batota tem que ser punido! E a formula um é um desporto de piuloto mais máquina... não há formula um, um sem o outro...por isso!
Ainda assim, obrigada pelo comment... beijos do tamnho do mundo!