quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Trabalho decente com um aumento de 40 milhões

É engraçado o poder da realidade em enformar os nossos discursos! Aqui há uns tempo andei a ler muito afincadamente os princípios do trabalho decente, presentes no site da organização Mundial de Trabalho... mas hoje ao ver as notícias, lá vem a notícia de que este ano irão-se perder, cerca 40 milhões de postos de emprego.
Os objectivos do trabalho decente da OIT, mantêm-se nobres, mas cada vez mais utópicos... num contexto de escassez acentuada de emprego.
Gostava de poder dizer, que este é mais um daqueles títulos, que se fazem para vender jornais, mas todo o contexto internacional, não me deixa falar dos alarmismos típicos da imprensa.
Este aumento substancial do desemprego é, igualmente, sinónimo do falhanço que as políticas anúnciadas há pouco tempo, por parte de diferentes Estados de retorno a uma política de investimento público, entrerrada no passado, como meio de estímulo ao consumo... infelizmente os níveis de pobrezacresceram de tal forma, nos últimos anos, que estas medidas simplesmente já não chegam!
Isto tem pano para mangas...

1 comentário:

Táxi Pluvioso disse...

Princípios de trabalho decente? Princípios sabia que existiam, trabalho decente, não. :-)))