domingo, 16 de novembro de 2008

Desconfiança

Já faz tanto tempo desde que escrevi o último post. Pensando bem, não foram as mil e uma coisas que tenho estado a fazer que me retiraram tempo de escrita, mas sim a atenção ao mundo de cá de fora da sociologia que tem sido menor.
Quando dou por mim, leio no jornal as críticas à ministra da educação, os protestos contra A e contra B... mais uma vez, vai passando o tempo e nada parece mudar.
Mas, às vezes é preciso ter uma experiência qualquer, para nos chamar a atenção que o mundo real existe e que deixar de escrever aqui é pôr de lado uma das coisas que mais gosto de fazer.
Hoje fui aplicar inquéritos para um bairro... claro que ganhei experiência e algum dinheiro, mas venho profundamente triste com o sucesso desta incurssão pelo terreno. Consegui um número reduzido de respostas e um sem fim de recusas mais ou menos educadas. As pessoas, se por um lado estão fartas de ser incomodadas com promessas futuras de requalificação, por outro são extremamente desconfiadas face a qualquer questão que sintam que põem a sua privacidade em perigo. Não sei, compreendo-as por um lado, mas se calhar por ter estado do lado de cá de quem faz as perguntas venho triste.
Nas sociedades actuais o «outro» é cada vez mais aquele a evitar porque é diferente de nós. Mas se ao mesmo tempo somos cada vez mais individualistas na gestão do tempo e das relações sociais. Nunca estivémos perante sociedades tão plurais e diversificadas quanto as que vivemos hoje... há qualquer coisa de triste... é que não damos oportunidade de abrir os nossos horizontes com a cada vez maior diversidade que nos bate à porta todos os dias. Hoje digo isto por causa dos inquéritos, mas estou no fundo a pensar nas comunidades imigrantes.
Ser cosmopolita não é só quando visitamos um país estrangeiro, passa muito por aceitar e aproveitar o que de diverso existe no mundo social e a que tantas vezes fechamos as portas.

3 comentários:

Táxi Pluvioso disse...

As pessoas simplesmente não estão para ser chateadas. Bom regresso!!

Táxi Pluvioso disse...

Bom Natal!

Táxi Pluvioso disse...

Feliz ano novo.