quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Fraude......


Copiam mais os alunos do interior e Alentejo, os finalistas e com notas inferiores a 13. O facto de se estar deslocado não tem influência Ser apanhado a copiar não acarreta "sanções sérias" fora da sala de exame e as penalizações não têm efeitos eficientes, defendem as investigadoras
Mais de 60% dos estudantes do ensino superior admitem copiar nos exames. Um inquérito em larga escala, aplicado em dez universidades públicas portuguesas, demonstra ainda que existem diferenças regionais acentuadas os alunos do Alentejo são os que mais dizem cometer fraudes académicas, com 75% a admitirem que copiam algumas vezes, contra os dos Açores, com metade dos inquiridos a afirmar que nunca usa cábulas nas provas. (...)
Outro dado que revela a amplitude que tem nas universidades portuguesas a prática de copiar é o facto de 90% dos estudantes afirmarem que existe a probabilidade de ver outros copiar. E ainda mais de metade garantem que já viram algum colega a ser apanhado por um professor a copiar durante um exame. Curiosamente, apenas 5% dos alunos admitiram que foram surpreendidos a cometer fraudes durante a realização de provas. (...)
Parecem assim existir "factores intrínsecos às regiões de onde são originários os alunos para explicar a propensão para copiar e seria interessante estudar mais para perceber quais são", explica Aurora Teixeira.A tendência para copiar é maior nos alunos com médias entre os 10 e 12 valores 64,8% admitem copiar. A percentagem de cábulas desce para quase metade nos estudantes com médias superiores a 16 valores. (...)
Quanto mais se aproxima o fim da licenciatura, mais cresce a tendência para usar meios fraudulentos para passar nos exames. "Penso que existirá nessa altura uma grande pressão para a média, porque eles sabem que a primeira entrada no mercado de trabalho está condicionada pela nota e só é chamado para entrevistas quem tem mais de 13 valores", adianta Aurora Teixeira.Mas isso não significa que são os mais velhos os mais "cábulas". (...)
Outro dado interessante revelado pela investigação dá conta de que, para mais de metade dos alunos, a prática do "copianço" não é realmente um problema. Só 11,3% consideram que o tema é "sério" e cerca de um terço assinala que merece "alguma atenção". As investigadoras defendem que "ser apanhado a copiar não acarreta sanções sérias, fora da sala de exame" e que as penalizações "não têm um efeito eficiente". O exame é anulado e o aluno chumba, "o que aconteceria na mesma, caso não tivesse copiado, porque não tinha estudado", explicam. O estudo demonstra ainda que existe um "ambiente favorável" à cópia e que isso favorece a prática entre os alunos.
Esta noticia é tirada do Dn, há mais ou menos um ano atrás..... e serve para eu, como que, justificar o que me apetece dizer há montes de tempo.....como estudante, que não copia, tenho nojo (uma boa palavra para descrever o sentimento) de quem copia, durante os exames vejo pessoas a copiar, vejo professores a verem, e a fingirem que não vêem para não se chatearem com a situação.... e sempre pensei, que, ao menos, tinha o mérito por ser boa aluna e saber realmente as matérias sem cometer fraude..... mas o tempo tem-me ensinado a não ser anjinha....e tanto faz os esquemas utilizados... cá fora vence a cunha!!!!!
A noticia em si já é imensa e tudo o que me apetece escrever também é bastante....
Fica a promessa de voltar ao assunto um dia destes!

6 comentários:

Anónimo disse...

Dsc lá um professor n keres fazer um escandalo com isso ainda percebo, mas deixar passar uma dessas, santa paxorra!!! No minimo anular o exame. Estamos aki a falar não só de notas mas também de equidade entre tds os que estão a fazer o exame e de caracter de cada um!!! Tenham paciencia cmg tavam lixados!Tou farta de ver pessoal k n estuda a tirar notas "boas" graças aos auxiliares de memória, é uma VERGONHA!

Anónimo disse...

nem td a gente tem capacidd de memorização! onde é k fica a n discriminação?

Anónimo disse...

ja me esquecia..........BELO DECOTE!!!!!!!!!!!!!!

Cristina disse...

haha! a imagem é fantástica!

tolerancia zero, haja moralidade!

:DD

Anónimo disse...

Para anônimo:

E a capacidade de perceber antes de memorizar n??

Isso é dsc de quem não quer trabalhar isso sim!

Anónimo disse...

ahuhauahuhauhauhauh
eu sou um desses!
CaBuLaS em 1º Lugar...
estudar e memorizar vem depois!

fica bem (ponto) com!