terça-feira, 8 de abril de 2008

Mudam-se os tempos!

No meio desta polémica toda da aluna com o telemóvel, tenho tentado não dar a minha opinião, porque o tema já é por si só suficientemente badalado para se perder mais tempo com ele...
Mas hoje quando ouvi que a professora não ia voltar a dar aulas... fiquei muito triste! Porque a mulher pode não ter agido da melhor forma, que deu asas a que aquilo tudo acontecesse, ok.... também ouvi que estava a não sei quantos anos sem dar aulas e que por isso não estava adaptada aos novos tempos!
Mas penso sinceramente, que há uma coisa que é intemporal, que é a educação! E, se errar é humano, a falta de respeito não pode de forma alguma passar em branco! A miúda aprendeu isso e mudou de escola! Mas o mais importante de toda esta questão é o facto de que os adolescentes não podem ser desculpados, porque são novos e vêm de zonas problemáticas, porque as suas atitudes têm consequências graves... neste caso a senhora, se aos 60 anos dava aulas, é porque ainda se sentia capaz e gostava de ensinar, não o voltará a fazer! Sim, porque ser professor em Portugal, é realmente um acto de paixão!
Fiquei triste, com isto e com o mau nome da escola! Como diz uma amiga minha, sempre que o metro pára na estação do Carolina Michaëlis, pensa que parou por alguns segundos no Iraque!
Como antiga aluna daquela escola custa-me muito ouvir isto! É certo que andei lá quando era uma das melhores do ranking, tinha já os seus problemas, mas quem de lá saía tinha orgulho de ter andado no Carolina!
Quando chegei ao superior dei muito valor a tudo o que aprendi lá, porque o ensino tinha muita qualidade!
O ábito faz o monge, os alunos dão o nome a uma Escola, e acredito que a maioria sente o mesmo orgulho que eu tinha por ser aluno do Carolina e gosta realmente de muitos dos professores que por lá estão!

1 comentário:

Táxi Pluvioso disse...

Ser um acto de paixão, parece-me ser um chavão, que as pessoas repetem a si mesmas, para não assumirem que estão encalhados num sítio e preferiam estar noutro. Para alguns, leccionar será por gosto, mas para a maior parte é uma estopada.

Por lá andei vários anos, tive a sorte de correm comigo, com reforma e tudo, não podia pedir melhor. Certos cursos não têm escapatória, só servem para dar aulas. Outros licenciados iam para o ensino porque era o único emprego disponível. E por lá andavam enquanto não surgia nada melhor. Talvez as coisas tenham mudado nos últimos anos pois as opções agora são feitas ainda na faculdade.

Nas décadas de 70 – 80 dar aulas era como trabalhar, a lavar pratos, num restaurante em Nova Iorque, para arranjar umas massas. Mesmo com o 12º ano, se não houvesse nada de melhor, um tipo ia dar aulas para arranjar algum.

Média de 16 deve chegar para ingressar na geração 500 euros. Creio que ainda estamos nessa, não sei se já existe outra para caracterizar os jovens de hoje. :-o