segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Brinquedos e datas a assinalar...

Hoje quem abrir a página principal do Google, lá aperece este simpático desenho, que com certeza fará muitos recuarem no tempo... porque este é um dos poucos objectos que é comum à gerações mais recentes, os meus pais, eu e a agora os meus sobrinhos e irmão mais pequenito temos em comum os Lego. Ainda que hoje em dia o Lego seja também um jogo de computador...se possam criar um sem fim de coisas no site oficial da Lego... sem mesmo se interagir com o brinquedo original, tal como era concebido para as gerações anteriores!
Ainda hoje brinco com Lego, nem que seja quando aquelas caixas maravilhosas, que agora existem, chegam a acsa e lá monto ao mesmo tempo com o meu mano... é esta intemporalidade e proximidade em torno de um brinquedo que tornam a Lego tão especial! Porque por exemplo, os Playmobil, ainda que sejam tão bem feitos, a imaginação está toda em quem comcebe o brinquedo, com a Lego o acto da construção e os possiveis desvios do projecto inicial são decisão também da criança!

Quando era pequena eu e a minha irmã inventamos uma coisa que se chamava TROTINETE, uma espécia de casa com rodas, com direito a muitos andares e que no último piso tinha piscina e palmeiras! Fantástico...uma rulote ultra moderna!

À custa desta coisa do Google, lá fui eu ler um pouco mais sobre a história do Lego, porque soava a algo estranho que a Lego só tivesse 50 anos... o conceito do brinquedo tal como o conhecemos hoje só tem 50 anos, mas a ideia e de construir brinquedos começou em 1932! Mas é mesmo para isso que existe a Wikipédia, um pouco de informação, fácil de digerir em tempo record!

O outro brinquedo, este dos tempos modernos, de que queria falar é este... GTA IV, com lançamento anunciado para 29 de Abril nas duas plataformas mais vendidas: XBox 360 e Playstation 3. Ainda que as vozes politacemente correctas digam que o jogo apela para elevados níveis de violência, difuão de novas formas de crimalidade e não sei lá o quê! Exprimente!
Eu vejo no jogo uma infindável forma de diversão e uma visão diferfente da sociedade americana... o jogo tem subjacente a ele uma critica social muito especial!
Quando se mata alguém aparece a polícia e tens problemas com as autoridades... não é mais um jogo que por matares uma senhora grávida, que recebes um bónus de 1000 pontos!
Quem não conhece não deixe de exprimentar e depois, sim! Fale tudo o que quiser, mas só depois de exprimentar jogar, mas aviso desde já, que só parará quando terminar o jogo!
Não é por nada que só nas primeiras 48h do último episódio da série, ele vendeu mais do que qualquer êxito de Holywood em toda a temporada!

4 comentários:

mulher a dias disse...

Lá em casa os meninos quando eram mais pequenos deixavam as peças do lego todas espalhadas pela casa, ia partindo uma perna à conta disso e tudo! Agora a patroa guardou tudo numa caixa e levou para dar na paróquia, gosta muito de dar coisas aos pobres a querida da patroa! Bom dia para si menina!

Jana disse...

Ah! Isso é que não! Então quem dá o paó também tem que dar a educação... brincou, arrumou!
Coitada da Dona Maria!
A patroa é esperta, ajuda mt os pobrezinhos, mas só com aquilo que já não lhe interessa! Mas onde é a paróquia...que eu vou lá buscar os legos!
Beijo que daqui a pouco vou ao seu blog rir-me um pouquinho!

Táxi Pluvioso disse...

O Lego, actualmente, deve ser proibido por ter peças que as crianças podem engolir. Pelo menos, no Portugal ASAEzado, em que o Estado quer proteger todos e, na volta, receber muito dinheiro em multas.

Não tinha visto as imagens dos deputados italianos. Que bom que os nossos pudessem expressar os sentimentos em público dessa alegre forma.

Sempre disse que, entre Prodi e Berlusconi, venha o diabo e escolha.

Jana disse...

Taxi!
Tenho que me habituar mais um puco ao seu sentido cínico... é que por momentos assustei-me com essa coisa das pedras pequenas...os legos têm idade recomendada e as pessas vãos e tornando mais pequenas á medida que as crianças se vão desenvolvendo e deixam de querer engolir tudo o que vem à mão!
Tal como dizia o meu professor de sociologia dos partidos políticos... as eleições são os momentos em que as pessoas sem recorrer à violência e à revolução podem trocar um governo mau por um menos mau!
Mas está-se sempre no mau!
Um abraço!