quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Guardas Suíços!

Hoje tinha que fazer um post sobre estas personagens de Roma! De Roma, do estado independente do Vaticano, que fica no centro de Roma!
Quando vemos estas personagens no Vaticano a única coisa que nos apeteçe fazer é piadas pelas roupas e algumas maldades, porque sabemos que eles não nos podem fazer nada! É como ir a Londres e fazer um sem fim de coisas estúpidas com aquelas personagens engraçadas da guarda da raínha!
Mas se, ser-se guarda da rainha de Inglaterra é mais fácil ter-se vida pessoal e olhar para aqueles individuos como pessoas normais no exercicio da sua profissão!
Agora dos nosso amigos do Vaticano não é bem assim: em primeiro lugar vivem no Vaticano e depois para ocuparem aquela posição têm uma data de requesitos a cumprir:
- ser suíço!
- ser católico
- ter uma reputação irrepreensivel
- ter terminado a escola militar suíça
- ter entre 19 e 30 anos
- ter perlo menos 1,74m de altura
- ser solteiro
- ter um certificado académico da escola média-superior suíça
(...)
A lingua oficial dasta guarda é o alemão, mas todos devem ter que saber o italiano!
Porque é que hoje estou a falar destas personagens? porque por eles estarem de tal forma conectados com a religião, para o mundo eles têm uma imagem como as freiras e os padres - gente pacada, muito devota e que vivem enjaulados dentro de uma cela qualquer!
Ontem à noite fui sair para beber qualquer coisa a um bar na Piazza Navona onde todas as terças-feiras os erasmus se reúnem, qual não é meu espanto quando chego lá e está um rapaz muito bonitinho, por sinal, e simpático a falar com as minhas amigas!
Pergunto se é erasmus? Não! De onde é? Suíça! Que faz em Roma? Trabalho! Em que trabalha? Resposta: o que é que um rapaz suíço faz em Roma? Não sei! Chocolates? Não! É guarda suíço!
LOL e nisto cehga o seu superior hierarquico bêbado... 45 anos... e pega-o ao colo não sei quantas vezes e manda-o ao ar!
Isto são os guardas suíços!
Claro, que eu não me acreditei... mas começei a fazer perguntas sobre a arquitectura de algumas salas do vaticano, que não estão abertas ao público (conheço-as de um livro de arquitectura de Bernini, que comprei aqui há uns tempos) e não é que o moço sabia tudo e ainda muitos mais promenores!
Conclusão: era mesmo guarda suíço...claro que depois vimos os cartões que lhes dão acesso ao vaticano, passamos a noite toda a fazer perguntas sobre como funciona o vaticano, como é o papa, como são os seus aposentos, tudo e mais alguma coisa!
Mas qual anjo (nas suas palavras ele era um anjo) ou cinderela, à 1:45 da manhã, teve que ir a para o palácio porque se não, não poderia voltar a entrar novamente no vaticano... deve ter ido a correr porque apesar de no mapa serem só duas ruas que distam da Piazza Navona ao Vaticano: o Corso Vittorio Emanuelle e a Via della Conciliazione não são propriamente pequenos! Já vos disse qua a rua onde eu vivo aqui em Roma tem 250.000 habitantes!

1 comentário:

Táxi Pluvioso disse...

Estes requisitos são iguais aos da nossa GNR.