quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

La Sapienza vs. Religião vs. Ratzinger

Como muitos dos que visitam este espaço mais regularmente sabem, estou a fazer erasmus em Roma, mais precisamente na Università degli Studi di Roma - La Sapienza. A tal que nos últimos dias tem estado na boca do mundo, pela revolta dos estudantes contra a visita do papa, que estava prevista para esta quinta-feira, na abertura oficial do ano lectivo.
Sinceramente, ou era por estar um pouco afastada da cidade universitária - a minha faculdade apesar de não ficar longe está fora da cidade universitária, uma verdadeira cidade dada a dimensão acreditem - não me fui aprecebendo, além do que a imprensa dizia do que se passava. Mas claro, que ontem quando os alunos e alguns docentes do departamento de física ocuparam por algum tempo a reitoria, tentei-me informar melhor!
Pelo que percebi, do lado dos protestante havia dois motivos para a luta contra a ida do homem lá à universidade:
- por um lado, há vinte anos atrás o então cardel Ratzinger veio a esta mesma universidade, e justificou, com argumentos de um teólogo austríaco, a condenação de Galileu, que foi considerado herege ao defender que a terra girava em torno do sol.
A beleza das universidades italianas, é que nas mais importantes, sendo a Sapienza, não a mais antiga (foi fundade em 1303), mas provavelmente a maior e mais prestigiada universidade italiana, em todas há um dos grandes revolucionários da ciência, que a quando da constituição do pensamento cientifico eram investigadores destas instituições ( ex.: Via Panisperna (grupo de físicos que descobriram os neutrões lentos); Maria Montessori (pedagoga); Daniel Bovet (prémio nobel da medicina) entre tantos outros naUniversidade de Roma... O Galileu, não leccionou em Roma, mas em Padova, mesmo assim a sua condenação pelos Estados Vaticanos, juntamente com a tentativa de justificação, não muito bem digerida, de mais esta atitude da igrja contra o desenvolvimento do pensamento racional fez com que o papa, se tornassa uma persona non grata nos espaços da univrsidade!
- há ainda um outro grupo de manifestantes, que simplesmente não faz distinção entre o papa, como chefe da igreja católica e qualquer outro líder de outra religião; simplesmente não admitem que nos espaços da universidade (no qual todos os tipos de pensamento são bem-vindos, menos o religioso) a religião tenha entrada.
Apesar de serem similares nos argumentos, a ideia de base é diversa, nunca ouvi o discurso do então cardeal Ratzinger sobre Galileu, mas aí os manifestantes estão contra a ida dequela pessoa à universidade,e aí, penso que a sua argumentação, apesar de exacerbada tem sentido; agora, ser-se contra a entrada da religião num espaço universitário, está-se a cair em duas falácias: primeiro, é que há formas de conhecimento mais válidas, que outros (ex: religião vs. ciência; senso comum vs. discurso cientifico), são simplesmente formas de conhecimento diversas, que cada um acciona e orienta a sua acção no dia-a-dia conforme entende; e segundo, é que a ciência se faz sem ideologia subjacente, como se o investigador cientifico, vivesse num mundo à parte puro, e se como nem mesmo as escolhas do campo e objecto de estudo, para não dizer outras fases do processo cientifico, não fossem influenciados pelo mundo envolvente, de subjectiuvidades, etc! Contra este sentiemnto purista de fazer ciência, recuso-me simplesmente a aceitar os argumentos!
Nao perderia o meu tempo a ir ouvir o senhor à universidade, da mesma forma, que vivo há 5 meses em Roma e ainda não fui á Praça de São Pedro, num Domingo ou uma Quarta de manhã, ver o senhor! Simplesmente, porque o que ele diz não me interessa ouvir, agora ele tem o direito de falar onde quiser e onde for convidado, quem quiser que o ouça, quem não continua feliz para sempre!
O Vaticano cancelou ontem a visita do papa à universidade, como forma de fazer parar os protestos... só espero, que quando for lá um déspota qualquer, que no seu dito governo democrático atropelou não sei quantos direitos humanos, as portas deste espaço tão puro, tão cientifico e deontológico se fechem com a mesma força!

4 comentários:

mulher a dias disse...

Pois eu também acho que ele tem o direito de dizer o que quiser, onde o receberem e o quiserem ouvir, eu cá é que não quero saber dele para nada, tenho o prior da minha paróquia e mais nada!
Perguntou quem era o menino Daniel, pois também não sei, mas hoje escrevi uma coisinha a explicar porque é que ele está zangado comigo e depois fui lá ao blogue dele para o conhecer, mas não vale muito a pena, acho eu, mas posso só estar a ser má língua...

Táxi Pluvioso disse...

Não são formas de conhecimento. São formas de se situar no mundo e vivre sa vie. (No entanto, a Ciência dá mais dinheiro que o senso comum. Que a religião, já não sei...).

Paga-se para ver o Papa? Um tio meu, que lá foi, disse que aquilo é pior que um mercado de ciganos.

Jana disse...

Paga-se 7 euros para subir à cupula do vaticano... 14 euros para visitar os museus vaticanos e a capela sistina e por incrivel nque pareça a entrada na praça de sao pedro é gratis...o unico incoveniente é que tem que passar sempre pelo detector de metais para entrar em qualquer uma destas coisas...o que faz com que as filas sejam gigantescas... nao gosto muito de falar abertamente contra a igreja catolica, porque so é catolico quem quer... mas que todos os catolicos do mundo haviam de ir ao vaticano ver o tamanho da infamia, haviam...à volta do vaticano, sim é pior que um mercado de ciganos...mas o pior daquilo é mesmo a dimensao do patrimonio do vaticano...apenas vi a parte, que se pode ver...nem 10% do vaticano...mas mesmo assim com uma riqueza... para ver os malditos museus e a capela sistina andei durante 6 horas e nao vi tudo...e muito do que vi, vi a correr!Aquilo tem tanto patrimonio historico (para nao dizer monetario) la dentro, que so mesmo vendo! Além, que se multiplicarmos os 14 euros de entrada pelas cerca de 10 mil ou mais pessoas que entram la por dia, e depois multiplicarmos pelos dias da semana, pelas 52 semanas que tem o ano! aquilo faz milhoes! Fora as ofertas na basilica, ja la vi botarem ouro, a subida à cupula a a visita ao tumulo do papa anterior sempre com uma caixa de oferta bem proxima! Nao sou catolica e fui ver isto tudo, prque as vezes é bom ter-se a noçao de tudo o qe nòs rejeitamos quando dizemos qe nao somos catolicos! é muito mais do que a recusa dos dogmas da igreja... a primeira vez que la fui, ia àa minha rente um padre sul americano, com uns sapatos bem humildes e foi visitar a basilica (eu disse para a minha irma, que aquele deveria ficar ali horas a rezar e a apreciar, entao decidimos segui-lo), ainda nao tinha chegado a meio da basilica e vi uma lagrima na face do senhor e ele saiu primeiro que nos...sem mesmo olhar para tras!
Isto ja vai grande... o taxi anda-me a influenciar!
Um abraço!
ps: desculpe as gralhas e a falta de acentos... as gralhas ja sao uma marca propria dado ser trapalhona... mas a falta de acentos deve-se ao facto de estar a utilizar um pc italiano, que nao os tem.

Táxi Pluvioso disse...

A religião é um óptimo negócio. Fátima é um Vaticano em ponto pequeno mas é é melhor empresa portuga. 20 milhões de lucro limpo em 2006. Em 2007 ainda não divulgaram.

No Brasil ou Estados Unidos fundar uma religião (ou Igreja) é fortuna garantida. Sacos e mais sacos de dinheiro para não vender nada, apenas consolo às pessoas, é um toque de mestre.